Loading...
 

2010-06 Marc Laporte Interview Espirito Livre Magazine (pt-br)

This article is ready for translation to PT-BR for http://espiritolivre.org



Apresente-se aos nosso leitores. Onde você mora e em qual área você trabalha atualmente?


Meu nome é Marc Laporte e moro em Montreal no Canadá. Desde 2003 me dedico integralmente ao Tiki.

Apresente o Tiki Wiki. O que Tiki Wiki significa?


A palavra Tiki pode significar muitas coisas. Normalmente refere-se a cultura Tiki ou a embarcação Kon-Tiki. O nome oficial do projeto é “Tiki Wiki CMS Groupware”. O backronym é Tightly Integrated Knowledge Infrastructure (“Infra-estrutura de Conhecimento Altamente Integrada”).

O Tiki é: aplicação web cheia de recursos, multi-idioma (mais de 35), totalmente integrado, tudo em um (all-in-one), software livre Wiki+CMS+Groupware. Tiki pode ser utilizado para criar todos os tipos de aplicações web, sites, portais, base de conhecimento, intranets e extranets. As tecnologias subjacentes são PHP/MySQL/Zend Framework/Smarty/jQuery

http://info.tiki.org/Fact+Sheet
http://doc.tiki.org/Features

Como surgiu a ideia de criar um CMS? Tiki Wiki é baseado em outro CMS?


O Tiki foi iniciado em 2002, não se baseia em outro CMS, mas fazemos um bom uso de componentes disponíveis, como Smarty. Os fundadores queriam um CMS totalmente gratuito, sem restrições de licença e uma lista enorme de recursos, tudo em um pacote.

Uma entrevista dada, quando Tiki foi o “Projeto do Mês” no SourceForge.net, em Julho de 2003, oferece uma perspectiva história interessante:
http://sourceforge.net/potm/potm-2003-07.php

Quais são as diferenças entre o Tiki Wiki e outros CMSs? Qual é o público alvo do Tiki Wiki?


Tiki é a aplicação web de código aberto com o maior número de recursos integrados.

Como? Em poucas palavras “sofwtare criado da maneira wiki”. Wikipédia faz uso da maneira wiki para construir conhecimento livre. Estamos fazendo algo similar, mas para construir uma aplicação web.

O modelo Tiki é composto por:

  • Comunidade wiki (do-ocracy)
  • Cultura wiki aplicado ao modelo de desenvolvimento (mais de 400 pessoas com acesso de escrita ao repositório central)
  • Lançamento de novas versões agendados (2 releases principais por ano)
  • Todo o código integrado num único local (1 000 000 linhas de código, com tudo junto. Cada recurso é opcional)
    • Com isso os releases tem que ser sincronizados (todos os novos recursos e melhorias precisam estar prontos ao mesmo tempo)
  • Muitos recursos, mas nenhuma duplicação (num wiki, conteúdo similiar ou relacionado é fundido, o mesmo se aplicado para os recurso do Tiki)
  • Dogfood (Tiki é uma comunidade que desenvolve recursivamente um sistema para gerenciamento de comunidades)
  • Comunidade extremamente aberta. Tudo é discutido. Até mesmo essa entrevista foi construída com ajuda da comunidade.


Pensamos que ter todos os recursos integrados num único local é melhor que o modelo de desenvolvimento baseado em extensões. E tendo tudo junto num mesmo local, nos permite fazer alterações de maneira mais rápida e atingir graus maiores de interação entre os recursos. É claro que nosso modelo tem seus desafios (tamanho do código é grande, maior curva de aprendizagem, número grande de opções no painel de administração, grande eforço para lançar novas versões, etc.) mas nos preferimos lidar com essas questões do que com problemas de dependência, diferentes extonsões que fazem a mesma coisa, ciclos de release maiores para facilitar a atualização das extensões, etc.

Por exemplo, nós

  • adicionamos um sistema de busca para as mais de 1000 (!) preferências e configurações nas várias páginas do painel de administração.
  • Aperfeiçoamos nosso processo de lançamento de novas versões.
  • Desenvolvemos um sistema de perfis para que os administradores possam escolher diferentes seleções de preferências pré-confiuradas e não precisem navegar por todas as páginas do painel de administração. A maioria dos perfis é administrada através de páginas wiki e quatro perfis são oficialmente suportados pela comunidade:
    1. Blog pessoal e perfil: blog ou site pessoal
    2. Site para pequena organização: Sistema de publicação com área para conteúdos gerados pelos usuários, mas com clara diferença entre o que é oficial e o que foi gerado pela comunidade
    3. Comunidade colaborativa: perfil de usuários, colaboração, usuários registrados
    4. Intranet de uma empresa: Colaboração entre a equipe com acesso registro, usuários não podem se registrar



Em um software baseado no modelo de um núcleo e extensões, o núcleo precisa esperar um tempo para que as extensões possam ser atualizadas. O Tiki tem um ciclo de releases mais rápido (se comparado com aplicações semelhantes), exatamente porque não precisamos nos preocupar em quebrar com uma nova versão as extensões.

A maioria dos CMSs não tem um poderoso wiki (a maior evidência é que eles não usam dogfood). E a maioria dos Wikis não possui alguns importantes recursos de um CMS (ex: sistema de templates). O Tiki é uma das poucas soluções que oferece os dois e isso desde o começo. Não existe um limite para o que o Tiki pode fazer. Por exemplo, na versão 5.0 do Tiki foi adicionado o recurso shopping cart e existe uma discussão para adicionar uma interface para contabilidade. Isso que significa que praticamente qualquer pessoa com um projeto web deve dar checar o Tiki.

http://tiki.org/Model
http://profiles.tiki.org/
http://tiki.org/Wiki+Landscape
http://tiki.org/CMS+Landscape

Qual a licença utilizada pelo Tiki Wiki? Existe uma versão corporativa? Quais são os preços? Quais são as diferenças entre as versões comunitária e corporativa?


Tiki usa LGPL 2.1.

Não há nenhuma versão “corporativa”. Embora a licença é permissiva em termos de integração com aplicações comerciais, a cultura da comunidade é compartilhar todo o código disponível no repositório central. Se você quiser investir o tiki, a melhor maneira é contratar membros da comunidade para suporte, treinamento, etc. e financiar o desenvolvimento de novos recursos (diretamente no código do software). Você também pode fazer uma doação para o Tiki Software Community Association.

http://tiki.org/License

Existe uma empresa que oferece serviços de apoio oficial para o produto? Qual é e por que os usuários devem escolhe-la?


Nós temos uma “abordagem de código aberto comunitário”. Assim, temos um número grande de consultores disponíveis para serem contratados. As pessoas vão escolher dependendo do tipo de projeto ou afinidades diversas (localização, idioma, etc.)

http://info.tiki.org/Consultants

Como é sua relação com a comunidade open source?


Nós usamos diversos projetos de código aberto. PHP, MySQL, Zend Framework, jQuery, Smarty e muitos outros. Quando relevante, nós contribuímos com correções para esses projetos.

Veja http://tiki.org/Partners

No passado, muitos CMSs ficaram conhecidos por problemas de segurança. Como o Tiki Wiki lida com a questão da segurança?


Segurança é um campo amplo e os riscos dependem do uso. No caso de uma comunidade aberta, é importante proteger os usuários um dos outros (ex.: diferentes níveis de privilégio). Por outro lado, no caso de um site brochureware, existem apenas um pequeno grupo de editores. Uma instalação padrão do Tiki vem com a maioria dos recursos desligados e com as opções mais seguras marcadas. Os administradores tem um painel dedicado exclusivamente a segurança onde podem selecionar algumas opções dependendo do uso de seu site.

É muito importante que os administradores possam atualizar rapidamente o software ou desligar o recurso que apresenta alguma vulnerabilidade. O modelo de ter todos os recursos num único pacote faz com que seja mais fácil atualizar. Administradores de sites são notificados quando uma nova versão está disponível no painel de administração (esse recurso pode ser desligado). Como parte dos procedimentos antes de uma nova versão, nós verificamos se cada arquivo executável verifica recursos e permissões. Permitindo ao administrador desabilitar o recurso vulnerável antes de atualizar ou sem ter que tirar o site do ar.

Por padrão, tags HTML perigosas e ))JavaScript(( é filtrado, o que é mais seguro porém não desejável no caso de um blog, onde apenas usuários confiáveis possuem permissão para publicar conteúdo. Através de diferentes permissões o administrador pode escolher quem pode utilizar recursos potencialmente perigosos.

Nós temos um time de segurança que responde a alertas e age de maneira pró-ativa melhorando recurso de acordo com as prioridades definidas pelo grupo.

http://security.tiki.org/

Na sua opnião, o que é necessário para construir um CMS de qualidade, elegante, seguro e estável? É possível combinar estes quatro elementos em apenas uma solução?


Com tempo suficiente e inteligência é possível combinar todos os quatro. E é por isso que uma das maiores prioridades é conseguir mais pessoas para o projeto.

Todos podem participar de qualquer e todos os aspectos do código ou da comunidade:
http://tiki.org/SWOT

Quem você não encoraja a usar o Tiki Wiki?


O Tiki é forte em dois pontos:

  1. Se você tem um projeto complexo e quer ter todas as partes bem integradas.
  2. Você tem vários projetos diversificados e pretende dinamizar todos em uma solução comum.


Tiki oferece mais de 1.000 configurações e opções no painel de controle. É totalmente personalizável com CSS e Smarty Template Engine. Assim, com um tema personalizado e habilitando determinadas opções, você deve ser capaz de realizar a grande maioria dos projetos. A cultura do projeto é enfrentar um desafio específico fazendo um recurso genérico, que é adicionado à base do código principal. A próxima versão estável, nunca é longe demais e isso mantém as atualizações fáceis

Portanto, não use Tiki se você pretende modificá-lo fortemente, sem compartilhar o código de volta. Há 600-700 commits por mês. Dentro de um ano, o seu tiki, por exemplo, vai estar fora de sincronia com o resto do projeto.

Tente explicar ou resumir Tiki Wiki em 3 palavras.


Wiki way webware

Você acha que um CMS faz desenvolvedores web mais preguiçosos e menos preocupados com a programação em si?


O objetivo de um CMS é reduzir a barreira técnica para criadores de conteúdo. Com mais ferramentas disponíveis, o desenvolvedor torna-se buscador de soluções que um resolvedor de problemas.

Isso realmente depende do uso.

Quais são os planos para o futuro? O que vem a seguir?


O crescimento contínuo dos ecossistemas locais em torno do Tiki (grupos de usuários, consultores, eventos, traduções, etc) será muito interessante, juntamente com a nova marca.

Continuaremos nosso ritmo rápido de lançamentos. Tiki6 (Outubro de 2010) será a próxima versão com Long Term Support (LTS) e, assim, estaremos em condições de fazer algumas melhorias estruturais para o Tiki7 (Abril de 2011). Por exemplo, passar a usar o Smarty 3 e o Zend Framework 2 (se estiver pronto até lá).

Integrar com sistemas de controle de versão (SVN primeira) fará do Tiki uma boa solução para gerenciamento de desenvolvimento de softwares (nós já temos um sistema de tickets).

Ao longo dos anos, nós fizemos praticamente todos os recursos disponíveis com a tecnologia existente e integramos com outros projetos de código aberto que usam Flash. ))BigBlueButton(( para colaboração em tempo real (Áudio/Vídeo/Compartilhamento de tela/Chat) e Kaltura para edição de vídeo pelo browser. O próximo grande passo será adotar HTML5 e fazer coisas como manipulação de imagens. Nós tentamos com Java mas nunca conseguimos algo estável o bastante.

http://dev.tiki.org/Roadmap
http://branding.tiki.org/
http://dev.tiki.org/HTML5

Para aqueles que querem saber mais sobre o Tiki Wiki, o que devem fazer? Onde eles devem procurar? Por onde devem começar?


Vocês podem fazer o download ou usar uma demonstração em:
http://info.tiki.org/Get+Tiki

Deixe algumas palavras para os nossos leitores da Revista Espírito Livre


Dê um peixo para alguém e você vai alimentá-lo por um dia.
Ensine alguém a pescar e você o alimentará por toda a vida.

Adicione esse conhecimento a um wiki.
E inúmeras pessoas serão capazes de aprender por conta própria.

E compartilhar seus conhecimentos.
E muitos mais irão alimentar suas famílias.

Faça parte: http://br.tiki.org/

Why Register?

Register at tiki.org and you'll be able to use the account at any *.tiki.org site, thanks to the InterTiki feature. A valid email address is required to receive site notifications and occasional newsletters. You can opt out of these items at any time.

Translate Updates

Incoming:

Outgoing: